FMS - FAXINA NOS BAIRROS

Ao de preveno ao aedes realizada no Marqus e Itarar neste sbado, 2

Faxina nos bairros chega a sua 120 edio e ajuda na reduo dos ndices de dengue

01/02/2019 - 11h10 Imprimir Envie por e-mail

A reprodução do aedes aegypti, também conhecido como o "mosquito da dengue", que também é o transmissor da chikungunya e do vírus zika, não escolhe o bairro ou casa. Ele precisa apenas de locais com água parada. Por isso, o cuidado para evitar a sua proliferação deve ser feito por todos. A colaboração entre população e a Prefeitura de Teresina é a principal estratégia da operação Faxina nos Bairros, atividade semanal que neste sábado (02), a partir das 8h da manhã, chega a sua 120ª edição. Os bairros contemplados esta semana são Marquês e Itararé I, respectivamente zona Norte e Sudeste da capital.

A principal ação para prevenção dessas doenças é evitar o nascimento do mosquito da dengue, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. A Faxina nos Bairros, da Prefeitura de Teresina, é uma atividade de limpeza e educação, que tem por objetivo eliminar os criadouros do Aedes aegypti. Durante a semana, os moradores são avisados pelos agentes de saúde e endemias a fazer uma limpeza em suas casas e depositem nas calçadas todo o material inservível para que seja coletado pela equipe de limpeza, especialmente aqueles de grande porte que não são recolhidos pela limpeza regular.

“Solicitamos aos moradores que a partir de hoje já coloque todo esse material que serve para acumular água e não tenha utilização pelos moradores nas calçadas. Para que no sábado a prefeitura retire todos esses materiais e possa permanecer com os ambientes livres de criadouros”, explica a gerente de Zoonoses da capital, Oriana Bezerra.

A ideia é que toda a população dedique um dia da semana para verificar todos os possíveis focos do mosquito, fazendo uma limpeza geral em sua residência e impedindo a reprodução do aedes. A Faxina nos bairros é uma parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) de cada região. A atividade veio com o intuito de incrementar as ações de controle vetorial da FMS e desde então contribuiu para redução em torno de 50% da incidência de casos de dengue, chikungunya e zika em Teresina.

As equipes se encontram em um local e de lá saem percorrendo um quadrante determinado para a limpeza. Na zona Norte, será o quadrante formado pelas ruas Pernambuco,  Clodoaldo Freitas, Anísio de Abreu, Treze de Maio e Primeiro de Maio. Esta semana, a limpeza também atuou com capina, roço, varrição e retirada de entulhos na região da Vila Operária, da Alameda Parnaíba à Avenida Pernambuco e Anísio de Abreu à 1° de Maio. Já na zona Sudeste o quadrante percorrido será o que abrange a rua Gibaltrar, rua 39, Avenida Joaquim Nelson, linha da RFESA e BR 343.

Tags: faxina, bairros, combate, aedes, Prefeitura, Teresina, dengue, FMS