FMS - TERESINA EM AO

FMS leva preveno s ISTs e prticas integrativas para o Teresina em Ao

Primeira edio deste ano acontece sbado (16), no bairro Uruguai

14/02/2019 - 11h51 Imprimir Envie por e-mail

No próximo sábado (16), no bairro Uruguai, zona Leste da cidade, acontece a primeira edição de 2019 do Teresina em Ação, projeto que leva cidadania aos teresinenses por meio da oferta de diversos serviços. A equipe da Fundação Municipal de Saúde (FMS) estará mais uma vez presente no evento, que acontece das 8h às 13h na Praça da Morgação.

Durante o evento, profissionais de saúde da família estarão aferindo pressão arterial da comunidade e fazendo avaliação das demandas dos usuários com encaminhamento para Unidade Básica de Saúde (UBS). “Como estamos próximos do Carnaval, a equipe fará um trabalho voltado para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), com distribuição de preservativos, orientações sobre o seu uso e também sobre a pílula do dia seguinte”, informa Theonas Gomes, chefe do núcleo de nutrição e promoção da saúde da FMS.

Além disso, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) vai promover sessões de práticas integrativas, como reiki e auriculoterapia, explicando o que são os métodos, convidando e mobilizando a população para procurar a UBS Planalto Uruguai, referência para a região, e receber esses cuidados.

Outros serviços disponíveis serão nas áreas de saúde mental e bucal, com dicas para prevenir o surgimento de cáries por meio da higiene bucal adequada, além de orientações sobre a qualidade da água e distribuição de hipoclorito de sódio, que serve para lavagem de caixa d’água, desinfecção de frutos e verduras e doenças veiculadas por água.

A prevenção a doenças como a dengue, zika e chikungunya também será foco no evento, com um estande educativo e o espaço criança, em que os pequenos poderão colorir desenhos sobre o tema. “Serão distribuídos panfletos, visualizações de amostras do mosquito e outras curiosidades como dicas para reutilização de materiais que poderiam se tornar criadouros do mosquito”, explica Júlia Santos, do Núcleo de Educação em Saúde da FMS.

O Teresina em Ação é realizado pela Prefeitura de Teresina em parceria com a TV Clube. Segundo dados da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), em 17 edições do evento foram realizadas cerca de 300 mil atendimentos em diversas áreas para a população.

Tags: FMS, Teresina, Ao, praa, morgao, uruguai