FMS - FAXINA NOS BAIRROS

Mutiro de limpeza visita os bairros Mafu e Parque Poty neste sbado (30)

Com a poca de chuvas, a ateno com a limpeza das casas precisa ser redobrada

28/03/2019 - 13h32 Imprimir Envie por e-mail

Parque Poty (zona Sudeste) e Mafuá (zona Norte) são as áreas escolhidas para receber neste sábado (30) a Faxina nos Bairros, mutirão semanal de combate à dengue. A associação de limpeza e educação são as armas da atividade para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya.

A atividade é realizada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) de cada região. Desde 2015, ela percorre bairros em todas as zonas da cidade recolhendo aquele lixo das residências que não era recolhido na limpeza de rotina, como móveis, eletrodomésticos de grande porte e entulhos em geral com potencial de se tornar foco para proliferação do mosquito. “A Faxina é um trabalho que alia limpeza e educação, pois enquanto o lixo é recolhido, os agentes de endemias orientam a população sobre os cuidados a serem tomados contra o Aedes”, conta Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da FMS.

Durante a semana, os agentes de saúde e carros de som percorrem os quadrantes escolhidos pedindo à população para que façam uma limpeza dentro de suas casas e que no sábado depositem o material inservível nas calçadas. Neste dia, a partir das 8h da manhã, as equipes se reúnem em um ponto de encontro e dão início aos trabalhos. No Mafuá, o ponto de partida será a Praça da Igreja São José Operário, e o quadrante percorrido é o formado pela Rua 24 de janeiro, Avenida Miguel Rosa, Rua Anísio de Abreu e Alameda Parnaíba. No Parque Poty, o quadrante escolhido é aquele formado pelas ruas Laurentina Machado Lopes, Ervitonio Teodoro, Desembargador Antônio Santana e Avenida São Francisco.

Com a colaboração da população, a FMS tem centrado suas ações em evitar o acúmulo de lixo pela cidade, pois eles podem acumular água e se tornar criadouros do mosquito. Com a época de chuvas, esta atenção precisa ser redobrada. “A população precisa ficar atenta e criar o hábito de manter sua residência e arredores sempre limpos. As atitudes rotineiras trazem muitos benefícios à saúde, não apenas em evitar zika, dengue e chikungunya como também outras doenças decorrentes de falta de higiene", alerta Oriana Bezerra.

Tags: Faxina nos Bairros, FMS, mutiro, lixo, combate, dengue, zika, chikungunya