As unidades habitacionais contemplam 4.231 famílias inscritas na Etapa 2 do Minha Casa, Minha Vida.
11/10/2013 - 13h01 Imprimir Envie por e-mail
Créditos: Renato Bezerra
“Realizei um sonho, conquistei minha casa própria. Nunca tive um lugar para chamar de meu, agora vou ter minha casa e não preciso mais pagar aluguel”. Essas são as palavras do aposentado Francisco Vieira da Silva, de 65 anos, que foi um dos 4.231 sorteados na manhã desta sexta-feira (11) pela Etapa 2 do Programa Minha Casa, Minha Vida.
Logo no início do sorteio a Prefeitura de Teresina reuniu representantes do Ministério Público Estadual, da Caixa Econômica Federal , da imprensa e da própria população para mostrar a transparência do processo e fez testes no sistema da Prodater. Após a apresentação feita pelos técnicos da Prefeitura, teve início o sorteio das casas. Foram sorteadas unidades habitacionais dos empreendimentos Portal da Alegria V-A, Portal da Alegria VI-B, Residencial Professor Wall Ferraz, Residencial Jardim dos Ipês, Residencial Caneleiro A e Caneleiro B, todos localizados na zona Sul.
O prefeito de Teresina, Firmino Filho, fez a apresentação do sorteio e leu os primeiros dez nomes sorteados de cada lista. “Esse é um grande momento para milhares de pais e mães de famílias. Estamos seguindo todos os critérios exigidos pela Portaria nº 610/2011 do Ministério das Cidades”, ressaltou.
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marco Antônio Ayres, enfatizou que foram realizadas inúmeras reuniões para que o processo fosse o mais transparente possível. “Fizemos reuniões com os representantes do Conselho de Habitação e o nosso objetivo é fazer justiça social. Essas casas são para quem realmente precisa”, afirmou.
Foram destinadas 3% das unidades habitacionais da Etapa 2 para famílias de que fazem parte pessoas com deficiência (Lei Federal nº 7.853/1989), tendo realizado um sorteio exclusivo para estas famílias. Ainda de acordo com a Portaria nº 610/2011 do Ministério das Cidades, foram destinados 3% das unidades habitacionais para idosos (pessoas acima de 60 anos), tendo um sorteio apenas para este grupo.
Também foram sorteadas 2.291 pessoas para a formação de um cadastro de reserva para ser utilizado nos casos de desistência ou de não preenchimento de requisitos por parte do sorteado.
Agora, os beneficiados terão o período de 16 a 25 de outubro para comparecer à Superintendência de Desenvolvimento Centro/ Norte, na Gerência de Habitação, para a entrega da documentação exigida. Uma equipe da SEMDUH irá verificar a documentação dos sorteados para confirmar se os mesmos preenchem os requisitos para serem beneficiados pelo Programa.
É necessário levar à Supervisão de Habitação da SDU Centro/Norte os documentos exigidos: certidão de nascimento atualizada; certidão de casamento; certidão de casamento averbada (união estável); carteira de identidade; CPF; comprovante de renda; carteira de trabalho e comprovante de residência atualizado.
Tags: sorteio minha casa minha vida
Compartilhe está postagem: