FMS - MUTIRO

Prefeitura realiza Faxina nos Bairros Vale Quem Tem e Lourival Parente

O mutiro acontece sempre aos finais de semana nos bairros da cidade.

09/03/2019 - 12h40 Imprimir Envie por e-mail

Prefeitura realiza Faxina nos Bairros Vale Quem Tem e Lourival Parente

Crditos: Rmulo Piauilino

“Toda a população de Teresina está sendo mobilizada para ajudar a Prefeitura a prevenir e combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. E é por isso que estamos realizando sempre aos finais de semana a Faxina nos Bairros”, afirmou hoje(09) o prefeito Firmino Filho ao acompanhar de perto mais um mutirão realizado pela Fundação municipal de Saúde, em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU Sul), no bairro Lourival Parente.

Uma outra equipe da SDU Leste fez simultaneamente o mutirão no bairro Vale Quem Tem, com destaque para o bairro Parque Mão Santa. Além de técnicos dos três órgãos, a Prefeitura mobilizou equipes de varrição e capina para realizar a limpeza nos bairros, bem como os caminhões de coleta especial. O superintendente da SDU Sul, Paulo Lopes, acompanhou o prefeito no mutirão do Lourival Parente.

A ação começa durante a semana, quando os moradores são orientados pelos agentes de saúde e endemias a fazer uma limpeza em suas casas e colocar nas calçadas todo o material que pode ser descartado para que seja coletado pela equipe de limpeza, especialmente aqueles de grande porte que não são recolhidos pela limpeza regular.

A Faxina nos bairros acontece desde 2015 e veio com o intuito de incrementar as ações de controle vetorial da FMS e desde então contribui para redução em torno de 50% da incidência de casos de dengue, chikungunya e zika em Teresina. Como ainda não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação, a principal ação para prevenção dessas doenças é evitar o nascimento do mosquito; por isso, a eliminação de objetos inutilizados que venham a acumular água é essencial, já que o Aedes aegypti se reproduz em água limpa e parada.

O prefeito Firmino Filho também participou de um café da manhã organizado pela Paróquia do bairro Parque Piauí para comemorar os 22 anos de existência da rádio FM Verona.

Tags: Prefeitura, realiza, Faxina, Bairros, Vale, Quem, Tem, Lourival, Parente,