FMS - FAXINA NOS BAIRROS

Vale Quem Tem e Lourival Parente recebem mutiro de combate dengue

Operao de limpeza combate a proliferao do mosquito Aedes aegypti

08/03/2019 - 11h19 Imprimir Envie por e-mail

O Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, não escolhe o bairro ou casa para se reproduzir, bastando apenas um recipiente com água parada. Por isso, o cuidado para evitar a sua proliferação deve ser feito por todos e esta colaboração é a estratégia da operação Faxina nos Bairros. A atividade semanal acontece neste sábado (09), a partir das 8h, nos bairros Lourival Parente e Vale Quem Tem, zonas Sul e Leste da capital, respectivamente.

A Faxina é uma atividade de limpeza e educação que tem por objetivo eliminar os criadouros do Aedes aegypti, uma vez que a principal ação de prevenção é evitar sua reprodução. Durante a semana, os moradores são avisados pelos agentes de saúde e endemias a fazer uma limpeza em suas casas e a depositarem nas calçadas todo o material inservível para que seja coletado pela equipe de limpeza, especialmente aqueles de grande porte que não são recolhidos pela limpeza regular.

“Solicitamos aos moradores que a partir de hoje já coloque todo esse material que serve para acumular água e não tenha utilização pelos moradores nas calçadas, para que no sábado a Prefeitura retire todos esses materiais e possa permanecer com os ambientes livres de criadouros”, explica a gerente de Zoonoses da capital, Oriana Bezerra. A ideia é que toda a população dedique um dia da semana para verificar todos os possíveis focos do mosquito, fazendo uma limpeza geral em sua residência e impedindo a reprodução do Aedes.

As equipes se encontram em um local e de lá saem percorrendo um quadrante determinado para a limpeza. Na zona Leste, o ponto de encontro será a praça do CMEI Parque Mão Santa, de lá a equipe percorrerá o quadrante formado pela Avenida Zequinha Freire com a Avenida Prefeito Hugo Basto, Rua Herculandia/Poeta Wilton Santos e a Rua 24/Alvina Fernandes Gameiro. Já na zona Sul o quadrante que recebe a equipe é o formado pela Rua Senador Joaquim Paranaguá, Avenida Prefeito Wall Ferraz e ruas Radialista B. Assis e Agenor Veloso.

A Faxina nos bairros é uma parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) de cada região.

Tags: FMS, operao, limpeza, faxina, bairros, vale, que, tem, lourival, parente