SEMCASPI - VILA BAIRRO SEGURANA

Vila Bairro Segurana completa um ano de proteo e preveno violncia em Teresina

No perodo foram feitas mais de duas mil abordagens policiais em 13 bairros da zona norte

27/02/2019 - 09h55 Imprimir Envie por e-mail

Vila Bairro Segurana completa um ano de proteo e preveno  violncia em Teresina

Crditos: Ascom/Semcaspi

Lançado em fevereiro de 2018, o programa Vila Bairro Segurança está completando um ano de atuação em Teresina. A inciativa, da Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) leva aos 13 bairros que compõem o projeto Lagoas do Norte a repressão contra a violência – por meio dos projetos “Teresina Protege” e “Blitz Sufoco” – e também a prevenção à criminalidade, através do projetos do eixo preventivo; o “Educando para Prevenir”, “Paz na Escola”, “Meu Bairro é Vivo” e “Sou Capaz”.

De acordo com levantamento realizado pela coordenação de Políticas Integradas da Semcaspi, entre os projetos do eixo proteção, a Guarda Municipal de Teresina, junto com a Polícia Militar, realizaram 2.179 abordagens, com 108 conduções à Central de Flagrantes de Teresina. Foram 42 abordagens da SDU Centro/Norte, com 11 notificações a bares por venda de bebida alcoólica para menores de idade. Quatro estabelecimentos foram interditados por irregularidades na documentação e outros quatro foram fechados.

Durante o primeiro ano de atuação, o Conselho Tutelar de Teresina, que acompanha as operações, realizou 127 abordagens com 80 notificações pela presença de menores em horários inadequados. Já no projeto Blitz Sufoco, a STRANS e o Detran, contabilizaram quase 6.500 abordagens, com 240 notificações por infrações de trânsito e 732 remoções de veículos encontrados com irregularidades.

“Sempre verificamos em nossas operações em conjunto a regularidade de bares e casas de festas, se estão aptas a funcionarem e se há alguma infração sendo cometida. Orientamos proprietários desses estabelecimentos a se adequarem perante as leis, o que gera uma maior sensação de segurança aos clientes. Além disso, também punimos administrativamente aqueles que não se adequam perante a legislação. Somos muito gratos às parcerias proporcionadas pelo programa e estamos dispostos a continuar sempre trabalhando para uma melhor comunidade na zona norte de Teresina”, destaca Enéas Costa, Gerente de Fiscalização da SDU Centro/Norte.

Os 13 bairros assistidos pelo projeto são Acarape, Aeroporto, Alto Alegre, Itaperu, Mafrense, Matadouro, Mocambinho, Nova Brasília, Olarias, Parque Alvorada, Poti Velho, São Francisco e São Joaquim. “Nesse um ano de atuação a Guarda Municipal de Teresina participou e participa deste projeto tão importante a fim de proporcionar para a população a sensação de segurança. Contribuímos com abordagens, apreensões de drogas, auxiliamos na recuperação de veículos, fizemos conduções à central de flagrantes, participamos de ações que combatem o uso de álcool por menores, dentre outras ações”, destaca o Capitão Monteiro Silva, Comandante da Guarda Municipal.

“Ações essas que estão frutificando tantos resultados positivos, que outras regiões da capital solicitam o Vila Bairro também, visto a diminuição do índice da criminalidade nos dias das ações”, complementa o Comandante da Guarda Municipal.

Frente de Prevenção

Prevenir a violência também é um objetivo do Vila Bairro Segurança. Por isso, os projetos “Educando Para Prevenir”, “Paz na Escola”, “Sou Capaz” e “Meu Bairro é Vivo” também trabalham esta temática. Por meio do “Educando Para Prevenir” e do “Paz na Escola” se promove o combate ao uso de drogas, à violência sexual e no trânsito, além das doenças sexualmente transmissíveis no ambiente escolar. O “Educando para Prevenir” alcançou cerca de 5 mil alunos nos 13 bairros de ação do Vila Bairro Segurança. Já por meio do “Paz na Escola”, foram oferecidas dezenas de ações e oficinas que orientaram cerca de 1.900 jovens de 11 escolas municipais da região a construir uma cultura de paz dentro e fora das escolas. Outro projeto incluído na ação integrada, o “Sou Capaz”, atuou na profissionalização de 125 alunos de 18 a 24 anos por meio de cursos disponibilizados gratuitamente.

A construção de um espaço de convivência saudável é também um foco do Vila Bairro Segurança. O “Meu Bairro é Vivo" visa a requalificação de praças, reforma e iluminação de pontos de ônibus e construção de calçamento. Entre os resultados estão a revitalização das Praças Princesa Isabel, Vila Carlos Feitosa, Telemar, Graça Leopoldo e Da Paz; além da implantação da iluminação de LED; apresentações culturais e a doação de 1.200 livros para o “Cantinho da Leitura”, biblioteca comunitária do Parque Lagoas do Norte.

“Em um ano de atuação, o Vila Bairro Segurança se consolidou como uma importante estratégia de redução da violência na região dos 13 bairros que compõem o Parque Lagoas do Norte. No âmbito da frente de proteção, temos o 'Teresina Protege' e 'Blitz Sufoco'. Fiscalizamos o trânsito, coibimos o consumo de bebidas alcoólicas entre e crianças e adolescentes e, claro, levamos mais segurança para a população. Buscamos também resolver a problemática da violência por sua raiz, marcando presença nas escolas teresinenses e promovendo uma cultura de paz e respeito”, declara o secretário da Semcaspi, Samuel Silveira.

Tags: projeto, vila, bairro, segurana, zona norte, guarda municipal, Semcaspi