FMS - FAXINA

Zona Sudeste recebe equipes do Faxina nos Bairros

Ao de combate ao Aedes aegypti est na sua 120 edio

03/02/2019 - 06h28 Imprimir Envie por e-mail

A Prefeitura de Teresina realizou na manhã deste sábado (02)  mais uma edição do Faxina nos Bairros, desta vez nos bairros da zona Sudeste da capital. O trabalho conta com o apoio da Fundação Municipal de Saúde e da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU-Sudeste) e tem o objetivo de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

O prefeito Firmino Filho acompanhou o trabalho dos agentes de saúde na coleta do material inutilizável que se amontoa nas casas dos moradores. Estes objetos podem, durante o período de chuvas, acumular água e servir de criadouro para o mosquito da dengue.

“Esse é um projeto de ação intensiva de limpeza nas comunidades que têm maior infestação do Aedes aegypti. A gente passa a semana convocando a comunidade a colocar lixo e materiais que não são mais utilizados nas portas de suas casas para que as equipes possam recolher. Estamos no período chuvoso e o cuidado deve ser redobrado. É necessário que a população trabalhe junto com a Prefeitura, inclusive dentro de suas casas”, disse o prefeito

A reprodução do aedes aegypti, também conhecido como o "mosquito da dengue", que também é o transmissor da chikungunya e do vírus zika, acontece em locais com água parada. Por isso, o cuidado para evitar a sua proliferação deve ser feito por todos.

A principal ação para prevenção dessas doenças é evitar o nascimento do mosquito da dengue, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. A Faxina nos Bairros, da Prefeitura de Teresina, é uma atividade de limpeza e educação, que tem por objetivo eliminar os criadouros do Aedes aegypti.

“Além da Prefeitura dar a oportunidade das pessoas retirarem potenciais criadouros que a coleta regular não leva, como vaso sanitários, geladeiras, também faz o trabalho de conscientização para que todos sejam colaboradores no combate ao mosquito”, explicou a gerente de Zoonoses da capital, Oriana Bezerra.

Imagens Relacionadas: