Seja Bem vindo - Teresina, 20 de Janeiro de 2022
FMS - LIMPEZA

Zonas Sul e Leste recebem faxina para combater mosquito Aedes

Mutiro de limpeza acontece neste sbado (23), a partir das 8h

22/03/2019 - 08h52 Imprimir Envie por e-mail

Zonas Sul e Leste recebem faxina para combater mosquito Aedes

Crditos: Ascom/FMS

O mutirão de limpeza e educação da Prefeitura de Teresina, a Faxina nos Bairros, acontece neste sábado (23) nos bairros Areias (zona Sul) e Piçarreira (zona Leste). Com o objetivo de combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya, a ação acontece simultaneamente nos dois locais, a partir das 8h da manhã.

 

A Faxina é uma colaboração entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS), Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) e a população. A cada semana dois bairros são recebidos para receber as equipes de limpeza que recolhem o lixo das residências, em especial os que não são recolhidos na limpeza de rotina, como móveis, eletrodomésticos de grande porte e entulhos em geral.

 

“As pessoas precisam se sensibilizar para criar o hábito semanal de vistoria do seu imóvel e retirar utensílios inservíveis, que poderão se tornar criadouros de mosquito”, diz Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da capital.

 

No bairro Areais as equipes da prefeitura se encontrarão em frente a Igreja católica São Francisco e seguirão pelo quadrante rua 3, Avenida Henry Wall de Carvalho, rua Vitor Andrade de Aguiar, rua Gertrudes e rua Francisca Martins. Já no bairro Piçarreira o ponto de encontro será a praça principal do local, seguindo pelo quadrante Avenida Presidente Kennedy, Avenida João Antônio Leitão e rua Tio Bentes.

 

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está em alerta em relação à infestação do Aedes Aegypti em Teresina, classificada como de médio risco por ter atingido média de índice de 2,4. De acordo com o segundo Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) de 2019, realizado entre os dias 25 de fevereiro e 1 março, houve aumento do número de criadouros do mosquito em 103 bairros da capital.  

 

Cerca de 14 mil imóveis foram vistoriados por agentes de combate a endemias da Gerência de Zoonoses da FMS, para realizar o LIRAa, entre os dias 25 de fevereiro e 1 de março de 2019. Os bairros que apresentaram  maior índice de infestação do mosquito foram: Santa Maria da Codipi, Chapadinha, Parque Brasil, Alegre, Santa Rosa, Areias, Distrito Industrial, Santa Cruz, Saci, Triunfo, Parque Piauí, São Lourenço, Parque Sul e Santo Antônio.

 

“No primeiro LIRAa feito em janeiro de 2019, os bairros de Teresina tinham baixo risco de infestação do Aedes Aegypti, com índice menor do que 1. Agora, 63% dos bairros estão com índice entre 1 e 3,9 e cerca de 18% com índice maior do que 4. Diante disso, a FMS chama a atenção da população, para que não fique criando mosquito”, afirma Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.




Tags: limpeza, ao, mosquito, dengue, zika, bairros, zona sul, zona leste, FMS, prefeitura, Teresina


Compartilhe está postagem:

  • twitter
  • google plus
  • facebook
  • facebook compartilhar

ltimas Notcias





PMT Multimídia

PMT no Twitter

Prefeitura Municipal de Teresina - PI

Contato

  • Pca Marechal Deodoro da Fonseca, 860, Palcio da Cidade, Trreo - Centro, Teresina-PI CEP: 64000-160
  • (+55) 86.3215-7512 / 86.3215-7512
  • Procure no Google Map

Contatos Úteis

  • BOMBEIROS193
  • CORREIOS(86) 3301-3500
  • DELEGACIA DA MULHER(86) 3222-2323
  • POLCIA CIVIL(86) 3216-5212
  • RONDA CIDADO(86) 3131-4781
  • Mais Nmeros teis

© 2013 PMT, Todos os direitos reservados
Desenvolvido por PRODATER.